Eu não quero ser mãe, PORQUE NÃO!



     Dentre as várias coisa que são impostas a nós mulheres e cobradas desde muito cedo, existem 3 que sempre me deram um certo ranço, que são: SER BELA, CASAR E SER MÃE. Vou, falar aqui somente desta última coisinha que é a que me dá mais raiva, a mais cobrada de todas: SER MÃE.
Desde a adolescência eu sabia que não queria ser mãe, isso sempre foi muito claro pra mim e poucas pessoas conseguem entender e respeitar isso. As pessoas nunca se incomodaram com o fato de eu não querer me casar, mas cada vez que eu dizia não querer ser mãe, começava um falatório. Me diziam que aquele realmente não era o momento, que eu estava nova, mas que futuramente eu PROVAVELMENTE mudaria de ideia, afinal, que mulher não pensa em ser mãe? Toda mulher já nasce com instinto materno e blá blá blá... Pois bem, não mudei de ideia, não quero ser mãe e sempre sou julgada e cobrada por isso.
Estou em um relacionamento há 9 anos e há pelo menos 7 eu sempre escuto alguém me perguntar sobre quando vou ter um filho. É sempre a mesma ladainha: “o ápice da feminilidade é a maternidade”, “um filho fortalece a relação” (divórcio só existe entre casais sem filhos né?), “se você não tiver filhos, quem vai cuidar de você na velhice?” Essa última é a que eu mais odeio! Ora, é filho ou consórcio pra cuidador de idoso? E sempre que digo que não quero ser mãe nem hoje, nem amanhã, nem depois, já percebo o olhar julgador e o lembrete de "olha você está ficando velha, depois vai se arrepender” ou ainda, sou taxada de egoísta.
     As pessoas precisam entender que nem toda mulher deseja ser mãe e que está tudo bem com isso, não é egoísmo. A maternidade envolve uma série de vivências e desprendimentos que eu não estou disposta a encarar e isso é uma escolha minha, é o meu corpo, só cabe a mim decidir pela maternidade ou não.
     A escolha por não ser mãe, não faz de nenhuma mulher uma megera seca sem sentimentos que odeia crianças. Aliás, eu conheço muita mãe que odeia criança, uma coisa não tem nada a ver com a outra.
     Então, apenas PAREM DE JULGAR QUEM NÃO QUER SER MÃE. E parem também de querer achar um porquê de uma mulher não querer ser mãe. Pode existir um motivo? Pode. Mas pode ser simplesmente falta de vontade mesmo e só. Nascer mulher não me obriga a querer ser mãe e não querer ser mãe não faz de mim uma egoísta, é apenas mais um detalhe da minha vida que diz respeito a mim somente e a mais ninguém. Respeito é bom, respeitar as escolhas alheias é maravilhoso. Não quero ser mãe porque NÃO!





           

Comentários

Postagens mais visitadas