Carta aberta para minha mãe


Nossa! Mil anos depois, resolvo escrever nesse blog.

Os acontecimentos de 2018 até hoje, tanto no Brasil (odeio esse governo) quanto em minha vida pessoal, acabaram por me afastar da escrita e de várias outras coisas, na verdade, acabei por afastar de mim mesma. Me perdi no meio do caminho e tô atrás de me reencontrar novamente no meio dos meus surtos. Mas não é de mim que quero falar, quero falar de minha mãe, aliás, PARA minha mãe.

Minha mãe é uma pessoa interessantíssima. Falante, inteligente e dona de uma criatividade que sempre me surpreende. Eu posso garantir que ela é a rainha da gambiarra. Quebrou uma coisinha ali e não jeito de arrumar no momento, pois ela consegue uma gambiarra extremamente funcional. Se tivesse tido chance, ela teria ido para a Nasa. Queria ter herdado essas características, queria ser essa pessoa desinibida, prática e inteligente, queria ter herdado até a letra, mas a natureza me sacaneou nessa parte. Minha mãe consegue escrever com uma letra perfeita e reta em uma folha sem pauta. COMO?! Que bruxaria é essa?! (rsrsrs)

Mas minha mãe não é perfeita. Aliás, a coisa que mais detesto em dia de mãe, é essa imagem de imaculada. Minha mãe não é imaculada, ela é humana. A sociedade e as campanhas publicitárias tiraram da minha mãe e de todas as outras uma coisa muito importante chamada HUMANIDADE. Opinião minha tá, baseada no que EU ACHO.

Toda ano é a mesma palhaçada, o comércio cheio de fome - aliás, qualquer dia, de mãe, de pai de namorado do que for só existe para cobrir lacunas de consumo no comércio - todo ano somos afogados por um mar de publicidades exaltando as “rainhas”, “perfeitas”, “zero defeitos”, “MÃES”. E em um único dia, elas são mimadas, ganham presentes, cafés da manhã, postamos fotos em redes sociais e no resto do ano são só mães. Mulheres cansadas, sobrecarregadas, julgadas, que se sentem culpadas por não conseguirem preencher todos os requisitos que a elas foram imputados e que são reverenciados no dia das mães – SERES PERFEITOS.

          Mãe, você não é perfeita, e nem precisa ser, eu não quero ter uma mãe perfeita, eu não quero uma mãe de propaganda de margarina, quero minha mãe humana. Com suas qualidades e habilidades únicas e também seus defeitos.

           Não se sinta culpada por coisas que fogem do seu possível, você não tem culpa dos fracassos de seus filhos, nosso cordão foi cortado no nascimento. Eu sei que o que você gostaria era de carregar cada um de nós em baixo da sua asa, mas mãe, nós crescemos e somos responsáveis por nossas próprias escolhas, sejam elas boas ou não.

          Está fora do seu alcance o rumo que nossas vidas tomam, sei que é difícil, mas entenda isso. A sua responsabilidade você cumpriu. Cumpriu muito bem. Você foi muito além do que precisava. Muito do que sou, minhas qualidade, minha educação (me considero muito educada, aliás) são suas. Eu desde cedo sei que preciso ser responsável, preciso correr atrás das coisas, preciso estudar e trabalhar muito, e todas essas coisas que sei, eu cresci te vendo fazer. Lembra da minha primeira graduação? Foi você que ficou no meu pé pra fazer a inscrição da bolsa e eu fiz no último dia, na última hora (adolescente é uma porcaria mesmo). Até meu gosto musical tem influencia sua. Amo os Beatles que você colocava no vinil pra gente ouvir e Peter Paul and Mary e Roy Orbinson e Marisa Monte e vários outros, aliás, você é uma enciclopédia musical viva! E filmes então? Acho que se tivesse nascido nos anos 90, seria considerada “nerd”, vasto conhecimento de cultura pop, acho chique! E sempre se virou do avesso por nós. Mas e você mãe? Quando é que vai olhar pra si? Quando é que vai entender que não é egoísmo fazer as coisas por você? Gostaria de poder entrar na sua cabeça e tirar esse peso.

         Meu desejo era poder curar esse peso que te foi imposto, gostaria de poder mudar muitas coisas, gostaria de poder te guardar no bolso.

          Uma das minhas frustrações é de ainda não poder te dar a vida que merece. É muito frustrante ver a mãe sofrer e ficar de pés e mãos atados. Mas pode ter certeza que quando esse momento chegar será também o seu momento.

        Vivemos momentos tensos. Eu não posso imaginar o qual difícil está sendo ser mãe em tempos pandêmicos. Mas não se preocupe, estou seguindo todas as suas recomendações, não quero ser motivo da sua insônia. Aqui no que depender de mim, esse vírus não se cria. Estou desinfetando tudo, estou usando máscara e estou há sem sair à toa desde o começo desse inferno. Sei que essa distância toda te machuca, mas eu jamais me perdoaria se fosse aí te ver e por azar te contaminasse. Sei também que eu estou distante, mas não se preocupe mãe, é só uma resposta do meu psicológico às coisas que aconteceram nos últimos anos e não quero te inundar com meus problemas, você já tem os seus e os que não são seus também. Mas penso em você todo dia, e cada esforço é pensando na sua aposentadoria.

          Sabe mãe, se você fosse presidente dessa carroça chamada Brasil nós não estaríamos nessa crise. Tenho certeza que no primeiro mês você teria trancado todo mundo em casa, distribuído máscaras e face shield pra todo mundo, feito milagres com o orçamento e gerenciado a crise a base da havaiana voadora (hahahahaha, piada interna). Certeza, aliás, acho que você deveria ter entrado para a política, tem potencial, faria muito mais que muitos desses velhotes que estão fazendo vários nadas em seus cargos há séculos.

         Encerrando esse texto enorme, pois estou escrevendo só o que me vem à cabeça e se for ficar aqui vai virar um livro, feliz dia das mães.

        Perdão pela distância, é que tô dodói da cabeça (e quem não está nessa pandemia?) e essa sua filha aqui é uma concha dura. Mas logo isso passa, quando a pandemia acabar (espero que logo), vou aí cheirar seu cangote, comer sua comida, fofocar da vida alheia, cantar músicas de duplo sentido, reclamar da vida e tirar fotos com filtros engraçados.

       E por último, não se esqueça de que você é humana ok?! Não vista essa fantasia de mãe ideal, perfeita, não se culpe por coisas que estão além do seu controle. Não é obrigação sua a felicidade de ninguém, nem a dos seus filhos.

     No mais, beba água, coma verdura, use máscara, álcool em tudo, mantenha a distância dos negacionistas e FORA BOZO!

                Amo tu <3






 

Comentários

Postagens mais visitadas